Parque Nacional da Peneda-Gerês é dos melhores para as caminhadas

Um parque português e outro espanhol são considerados dos melhores da Europa

Comparte el artículo:

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado um dos 10 melhores locais da Europa para se fazer caminhadas. O parque português aparece em 8 lugar neste ranking. A perceção online do público é vista tanto pelo uso de hastags como da nota que este parque tem no motor de pesquisa Google. O Parque Nacional da Peneda-Gerês, Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, percorre os distritos de Braga e Viana do Castelo numa dimensão de 69.594,48 hectares.

Aqui, o solo, a flora e a fauna são protegidas. É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico deste território. Aqui é possível encontrar trechos de uma estrada romana, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda ou a réplica do santuário do Bom Jesus de Braga. É o único parque nacional em Portugal.

Desde 1997, essa Área Protegida forma, com o parque natural espanhol do Baixa Limia—Serra do Xurés, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Os 10 melhores parques europeus para se fazer caminhadas são os britânicos New Forest e o Lake District, o parque Teide (Espanha), Calanques (França), Krka National Park (Croácia), Gran Paradiso (Itália), Hohe Tauern (Áustria) ou o Port-Cros (França).

Para se chegar a este top 10 foram analisados 80 parques nacionais em todo o continente. Estes foram avaliados em quesitos como a popularidade, dificuldade e atividades/comodidades. O ranking dos melhores locais para se caminhar foi feito pela Costwold Outdoor. Em relação ao parque português, a empresa britânica considera-o sexto melhor em termos de atividades e bons acessos.

Noticias Relacionadas