Parque Nacional da Peneda-Gerês é dos melhores para as caminhadas

Um parque português e outro espanhol são considerados dos melhores da Europa

Comparte el artículo:

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado um dos 10 melhores locais da Europa para se fazer caminhadas. O parque português aparece em 8 lugar neste ranking. A perceção online do público é vista tanto pelo uso de hastags como da nota que este parque tem no motor de pesquisa Google. O Parque Nacional da Peneda-Gerês, Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, percorre os distritos de Braga e Viana do Castelo numa dimensão de 69.594,48 hectares.

Aqui, o solo, a flora e a fauna são protegidas. É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico deste território. Aqui é possível encontrar trechos de uma estrada romana, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda ou a réplica do santuário do Bom Jesus de Braga. É o único parque nacional em Portugal.

Desde 1997, essa Área Protegida forma, com o parque natural espanhol do Baixa Limia—Serra do Xurés, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Os 10 melhores parques europeus para se fazer caminhadas são os britânicos New Forest e o Lake District, o parque Teide (Espanha), Calanques (França), Krka National Park (Croácia), Gran Paradiso (Itália), Hohe Tauern (Áustria) ou o Port-Cros (França).

Para se chegar a este top 10 foram analisados 80 parques nacionais em todo o continente. Estes foram avaliados em quesitos como a popularidade, dificuldade e atividades/comodidades. O ranking dos melhores locais para se caminhar foi feito pela Costwold Outdoor. Em relação ao parque português, a empresa britânica considera-o sexto melhor em termos de atividades e bons acessos.

Noticias Relacionadas

Conceptos Iberistas (II)

Hace unos dos años publiqué en EL TRAPEZIO la primera parte de Conceptos Iberistas. El proceso de construcción conceptual del iberismo va ganando en profundidad