Peregrinos de várias nacionalidades voltaram a celebrar as aparições de Fátima

Forças policiais de Portugal e de Espanha aproveitaram o 13 de maio para preparar a segurança da JMJ

Comparte el artículo:

Cerca de 230 mil pessoas estiveram no Santuário de Fátima para encerramento da peregrinação internacional que celebra o aniversário das aparições do 13 de maio. Para controlar os presentes, algumas das principais entradas deste recinto foram encerradas muito antes do início da missa. Antes das cerimónias deste dia houve, na noite anterior, a procissão das velas. Este é sempre um momento bastante concorrido e muito emocional.

O tema da peregrinação está ligado ao tema proposto pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, «Maria levantou-se e partiu apressadamente». Foi há 106 anos que aconteceram as aparições na Cova da Iria. Esta peregrinação marcou em força o regresso dos peregrinos a pé. Estes vieram de várias latitudes de Portugal e não só. Muitos destes peregrinos a pé não é a primeira vez que fazem esta viagem. Pelas estradas, há mais de uma semana, era possível ver velhos e novos com apenas um destino: Fátima. Um destes grupos de caminhantes veio de Santiago de Compostela.

Ir a Fátima sem restrições e com muita fé

Há já um ano que é possível ir até ao santuário sem as restrições impostas pela pandemia, mas este foi um dos anos com maior afluência de peregrinos a pé. O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, que foi quem esteve a frente desta cerimónia, disse aos peregrinos de Fátima que Deus é sempre um futuro de paz e esperança. No santuário da Cova de Iria estiveram presentes peregrinos vindos de Espanha, Cabo Verde, do México ou do Brasil.

O aumento da afluência de peregrinos está a ser acompanhada por um forte contingente policial luso-espanhol. Este dia está a ser visto como uma preparação para o plano de segurança que poderemos ver na JMJ. O bispo D. José Ornelas abençoou-o os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que estão prestes a ir para Lisboa para o maior evento dos jovens católicos do mundo.

O bispo lembrou, ao lado destes símbolos e da estatua de Nossa Senhora de Fátima, que é urgente «atender a um mundo que está em transformação rápida e radical», e onde os jovens são muito necessários.

Noticias Relacionadas