Portugal atrai cada vez mais turistas estrangeiros

Mesmo com valores recordes, é cada vez mais caro ser turista em Portugal

Comparte el artículo:

Portugal é o país do sul da Europa que mais atrai turistas estrangeiros para ficarem nos seus hotéis. No sul europeu, atrás de Portugal ficam a Itália (77% das reservas estrangeiras), França (62%) e Espanha (56%). Até ao presente mês, 70% das reservas em hotéis são de turistas estrangeiros. Os norte-americanos e os espanhóis são algumas das nacionalidades responsáveis por estes valores.

Em Setembro as reservas de turistas externos é de 87% e em Outubro avançam para 91%. Este aumento, mesmo com a inflação e o aumento do custo de vida, é explicado pela variedade de destinos para todos os gostos e bolsos em Portugal (e o sul da Europa) oferece aqueles que nos visitam. Segundo dados apresentados no World Hotel Index, do SiteMinder, houve um crescimento de 3% comparando com o período homólogo anterior.

Segundo esta plataforma, a procura tem crescido 23% acima do que registávamos antes da pandemia de Covid-19. O turismo é um dos principais motores da economia portuguesa e no primeiro semestre deste ano somou uma receita histórica de 2,5 mil milhões de euros. No início deste ano, os turistas gastaram mais de três mil milhões de euros em Portugal.

Até Junho, os aeroportos nacionais movimentaram 31 milhões de passageiros. Alguns destes vieram para o país participar na Jornada Mundial da Juventude. As autoridades acreditam que este evento foi benéfico para a cidade de Lisboa, que ganhou um novo protagonismo internacional. Em Lisboa, o preço médio por noite chega aos 152,6 euros e no Porto aos 113 euros. São os valores mais altos dos últimos cinco anos.

Noticias Relacionadas