Portugal é o país que mais consome vinho no mundo

Espanha é a nação mundial com a maior superfície de vinhedos e o segundo maior exportador

Comparte el artículo:

Portugal é o país do mundo que mais consome vinho, isto segundo um ranking divulgado pela Organização Internacional do Vinho. Existem 85 países produtores de vinho a nível mundial, incluindo Portugal, Espanha ou a Itália. O país lusitano é o que mais consome em termos absolutos. Por ano, os portugueses, cada um, bebe cerca de 90 garrafas de 750 ml. Isto equivale a 67,5 litros.

A quantidade de vinho que os portugueses bebem tem vindo a subir desde 2015. Quando falamos sobre o consumo, 60% é de vinho. O consumo de vinho está ligado aos portugueses desde sempre, já que aqui reside a vinha mais antiga da península ibérica e António Ferro (propagandista de Salazar) afirmava que consumir vinho ajudava a alimentar 1 milhão de portugueses.

Os mais jovens preferem consumir as suas bebidas alcoólicas em formato de shots ou de cerveja. Os portugueses consomem bastante vinho pois também tem marcas muito boas, como é o caso do: Porto, os tintos do Alentejo ou o doce moscatel. Comparando com o Brasil, onde o vinho português é bastante apreciado, cada pessoa apenas consome três garrafas por ano. Em 2022, o mundo tomou 232 milhões de hectolitros de vinho.

Já Espanha, o país com a maior superfície de vinhedos (13% do seu território), fica em 9º lugar desta classificação e em 2º quando falamos dos que mais exportam. Os mercados que mais compram o vinho produzido em Espanha são: os Estados Unidos, o Reino Unido e a Alemanha. A maior empresa portuguesa de vinhos, a Sogrape, investe 130 milhões de euros em território ibérico. Depois de terem o seu melhor ano de sempre (com 345 milhões de euros em caixa), a Sogrape pretende apostar mais em Espanha, na Argentina e no Chile.

Noticias Relacionadas

A hora da Liberdade

Agora que estamos a poucas horas (mais precisamente sete) do dia em que comemoramos os cinquenta anos da Revolução dos Cravos está na altura de