Projeto português que ajuda jovens daltónicos vai ser dinamizado em Espanha

Programa ajuda os daltónicos a identificarem as cores e assim prosseguirem o seu percurso escolar

Comparte el artículo:

O Programa ColorADD nas Escolas é uma solução made in Portugal que tem tido um importante impacto social e agora prepara-se para passar para o outro lado da fronteira. O projeto vai entrar em ação, a partir do dia 14 de abril, no Colégio Alba em Vigo. A entrada em Espanha deve-se da estreita relação com a FEDER (Federación Espanhola de Enfermedades Raras).

O objetivo é sensibilizar para a diferença, educar para viver numa sociedade diversa e conferir o conceito de equidade educacional. Todas as crianças devem ter direito às mesmas oportunidades de aprendizagem. Este projecto-piloto está ativo em 1800 escolas portuguesas e já teve um impacto positivo em mais de 45 mil alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico. Todas estas crianças foram alvo de rastreios visuais precoces e também foram testados para saberem se tem daltonismo.

O que as ajuda a proteger de casos de bullying e de um futuro abandono escolar. O ColorADD é um sistema que permite aos daltónicos a identificação de cores. Estas são identificadas através de códigos simples, pelo sistema de adição das três cores primárias (azul, vermelho e amarelo), mais o branco e o preto, conseguindo-se, deste modo, ter toda a paleta de cores, conferindo uma maior independência.

Este é um sistema criado em Portugal pelo designer Miguel Neiva e já está presente em 90 países. No mundo existem 350 milhões de daltónicos. O Daltonismo é uma limitação não visível que afeta o dia-a-dia em tarefas quotidianas simples como a escolha do vestuário, jogar jogos ou escolher o lápis para pintar um desenho.

Noticias Relacionadas