SPi e CTV assinaram acordo para criarem produtos de ficção

Espanha é o parceiro de eleição para os produtos de ficção feitos em Portugal

Comparte el artículo:

A produtora portuguesa assinou um acordo com a sua congénere CTV uma parceria que vai permitir a coprodução de dois novos produtos audiovisuais. As duas produtoras já realizaram em conjunto as séries Chegar a Casa e Motel Valkirias (que foram transmitidas na RTP e na TVG). A SPi, que está integrada no Grupo SP Televisão, tem no seu portfólio a série luso-espanhola Auga Seca.

Estas coproduções tem tido bastante destaque no outro lado da fronteira, tendo sido alvo de um artigo no El País. O conhecido jornal espanhol falava sobre a crescente internacionalização da ficção com origem em Portugal e o seu parceiro de eleição, Espanha. Estes projetos de ficção serão, posteriormente, transmitidos tanto em Portugal como em Espanha. As produtoras portuguesa e galega comprometem-se, assim, a colaborar no desenvolvimento da ideia original de uma nova série.

No acordo prevê que cada produção ibérica tenha equipas de profissionais das duas produtoras. Isto permite um aumento da qualidade do produto apresentado. No comunicado emitido, os administradores responsáveis por ambas as produtoras sublinharam que com esta parceria pretendem ultrapassar as fronteiras do espaço ibérico e chegar a mercados internacionais. Atualmente em Espanha está a decorrer uma reforma da legislação sobre cinema e audiovisual.

O “Plano Espanha, Hub Audiovisual da Europa” pretende impulsionar a produção e distribuição de obras audiovisuais. Para tal, e até 2025, o governo de Pedro Sánchez pretende investir 1.603 milhões de euros. No caso da indústria audiovisual em Portugal, a pirataria faz com que esta tenha perdas anuais de 200 milhões de euros.

Noticias Relacionadas

A hora da Liberdade

Agora que estamos a poucas horas (mais precisamente sete) do dia em que comemoramos os cinquenta anos da Revolução dos Cravos está na altura de