Na cidade do Porto, dez Chefs vão reunir forças para prepararem um jantar solidário com as vítimas do DANA, que assolou a comunidade de Valência. A tempestade aconteceu há mais de um mês e provocou mais de duas centenas de mortos. O que a coloca na lista dos desastres naturais mais devastadores do último século no território europeu (os incêndios de Pedrógão Grande também fazem parte desta lista). A recuperação da DANA será mais lenta do que aquilo que tivemos no pós COVID, que afetou vários espaços de restauração.
O jantar vai acontecer no restaurante Composto, no Hilton Porto Gaia, a 6 de Dezembro. A ideia para este jantar saiu da cabeça do chef Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio, Porto) que ligou para amigos nos dois lados da Raia para montar este evento. O primeiro do género para apoiar Valência. A data, dia 6 de Dezembro, vai coincidir com o oitavo aniversário do Euskalduna Studio (uma Estrela Michelin) do chef Vasco Coelho Santos.
A paella não pode faltar no menu. Os pratos serão preparados por: Marco Gomes (Oficina, Porto), Renata Coelho (Adega São Nicolau, Porto), Rafaela Louzada (Rafa Louzada, Time Out Market Porto), Lídia Brás (Stramuntana, Vila Nova de Gaia), Aurora Goy (Apego, Porto), João Pupo Lameiras (RO, Porto), António Queiroz Pinto (Taberna Lura, Baião), e os anfitriões do hotel, Ilídio Barbosa e Bruno Rocha. Este jantar volante, que terá um prato feito por cada um dos chefs (uma mistura entre a comida valenciana e os produtos portugueses), terá uma capacidade máxima entre 120 e 130 pessoas. O objetivo será doar 10 mil euros para Valência.
O jantar no Porto está inserido na iniciativa “Desde Valência para Valência”, na qual foram desafiados cozinheiros de todo o mundo a ajudarem na angariação de fundos para recuperar a comunidade valenciana. Estes jantares vão acontecer, um pouco por todo o mundo, a 13 de Dezembro e contam com a participação de cozinheiros espanhóis, brasileiros, peruanos ou colombianos.