Equipa de paleontólogos luso-brasileira descobriu novo dinossauro no Cabo Espichel

A descoberta desta nova espécie acontece um ano depois da apresentação do Iberospinus

Comparte el artículo:

Uma equipa luso-brasileira, do Centro Português de Geo-História e Pré-História, descobriu fósseis que apontam para que existisse um novo tipo de dinossauros perto do cabo Espichel, mais precisamente a dois quilómetros a norte deste cabo. A equipa de paleontólogos e geólogos foi liderada pelo doutor Silvério Figueiredo. Esta nova espécie vivia num ambiente lagunar onde também havia crocodilos ou tartarugas.

Sesimbra é uma das localidades portuguesas mais importantes para a paleontologia. O Cabo Espichel foi um habitat natural ou zona de passagem para vários tipos de dinossauros que passaram pelo território ibérico. No Cabo existem mais de 600 pegadas, produzidas há cerca de 129 milhões de anos por dinossauros tanto carnívoros como herbívoros.

Estas pegadas foram inspiração para uma cena do filme Jurassic Park, de Steven Spielberg. A cena é onde se vê braquiossauro andar em manada. A Pedra da Mua e os Lagosteiros são dois dos locais arqueológicos mais importantes de Sesimbra. Um dos últimos dinossauros descobertos, há cerca de um ano, foi o Iberospinus. Este dinossauro foi descoberto por uma equipa luso-espanhola.

Estas descobertas, que tem acontecido a um bom ritmo, demonstram que a Península Ibérica possuía uma grande diversidade destes animais. Estes fósseis indicam que os dinossauros, comparando com os seus vizinhos geográficos que eram gigantescos, tinham pequenas dimensões. Acredita-se que estes seriam herbívoros saurópodes. Este tipo de dinossauros tinha pescoço e cauda compridos. O conjunto de fósseis encontrados é datado de há 129 milhões de anos, no período do Cretácio Interior. Os fósseis pertenciam a diversos indivíduos.

Noticias Relacionadas

Iberia en datos

Los principales indicadores sobre la realidad de la península ibérica e islas son fundamentales para entender, analizar y valorar las posibilidades de las relaciones entre