A programação de Viana do Castelo, como Capital da Cultura do Eixo Atlântico, terá um total de 74 eventos. O objetivo da programação cultural que Viana do Castelo vai oferecer é promover criação cultural, tanto de criadores e artistas da Galiza como do Norte de Portugal, assim como a acessibilidade ao consumo cultural. Às vezes é difícil encontrar uma vasta oferta cultural longe dos grandes centros urbanos.Estes vão decorrer durante todo o ano de 2025.
A cidade minhota pretende ser “a melhor Capital da Cultura do Eixo Atlântico” da história. Segundo o presidente da autarquia de Viana do Castelo, Luís Nobre, «Todos os nossos concidadãos da nossa eurorregião encontrarão uma cidade e um concelho comprometido com o Eixo Atlântico, numa cooperação vibrante. É um grande acontecimento, efectivamente, para Viana do Castelo, e esperamos poder ser, com a excelência com que têm decorrido as outras edições anteriores, a melhor Capital da Cultura do Eixo Atlântico».
Pretende-se demonstrar o que há de melhor em cada lado da Raia. Que também partilha uma identidade intemporal. “Somos ligados pelo mar, um mar que é cultura, é identidade, um conjunto de valores que os nossos territórios têm”, foi lembrado na cerimónia de apresentação do programa de Viana do Castelo como capital cultural do Eixo Atlântico.A programação cultural que Viana do Castelo vai apresentar, e que terá um orçamento a ronda um milhão de euros, é considerada pelos seus responsáveis como «ambiciosa». Para Xoán Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, esta programação é de elevada qualidade.
«Achamos que a cultura, a educação e a política social são a melhor arma contra o extremismo».Viana volta a ter esta distinção numa altura que está a frente da organização. Recebeu o testemunho de Lugo (que foi a capital da cultura em 2022). Esta será a oitava edição da Capital da Cultura do Eixo Atlântico. Este projeto, que pretende um maior reconhecimento não só a nível regional mas também internacional, está num processo de crescimento.Outra cidade, desta vez Évora, prepara-se para ser a capital europeia da cultura.