Nova Rota para descobrir o melhor de Trás-os-Montes e da fronteira

Percurso vai ligar as aldeias irmãs de Rio de Onor (em Portugal) e Rihonor de Castilla (Espanha)

Comparte el artículo:

Rio de Onor

A União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor apresentou uma rota turística para apresentar os lameiros de montanha e antigos moinhos que se encontram ao longo dos rios que banham estas localidades. Estes são dois dos elementos mais identitários desta nova rota que tem uma forte componente de valorização da bela biodiversidade e da paisagem locais. Os moinhos que fazem parte desta rota estão, muitos deles, estão em processo de musealização.

Esta nova rota turística vai apresentar paisagens emblemáticas que vão permitir que conheça um pouco mais Trás-os-Montes. O percurso terá o seu semelhante no lado espanhol. Com uma totalidade de 50 kms (em Portugal), vai ser possível atravessar rios e vales que nos levam a coutos e lameiros. Locais perdidos, mas repletos de história. Esta ação pretende valorizar um património fronteiriço conjunto.

O projeto, que vai ser dinamizado por agentes portugueses e espanhóis, vai privilegiar a passagem pelos centros dos aglomerados rurais e por percursos muitas vezes abandonados. O Percurso Pedestre tem uma extensão de mais de 30 km e será implementado no município de Pedralba de la Pradería. A entrada neste município dá-se por uma esplêndida ponte medieval de múltiplos arcos que une Rio de Onor a sua homónima espanhola, Rihonor de Castilla.

Perto da povoação leonesa de Calabor o percurso volta a entrar em território português, para que o turista chegue a Aveleda. A Grande Rota dos Moinhos e dos Lameiros, inserida no Parque Natural de Montesinho, vai permitir visitar a aldeia de Guadramil.

Noticias Relacionadas