06/04/2025

‘Portugueses’ vai refletir sobre a Liberdade e a Revolução dos Cravos através das suas músicas de intervenção

O musical de intervenção vai apresentar alguns dos temas mais marcantes deste período, como é o caso de 'Tourada'

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Muitas estão a ser as atividades que estão a celebrar a Revolução dos Cravos que vai ver as suas histórias e músicas revisitadas num novo filme musical. ‘Portugueses’ vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril de 1974 através de muita música.

Durante o período da revolução tivemos a música de intervenção e este filme pretende ter o mesmo sentido. O musical vai ter 50 atores (um para cada ano da revolução) que vão interpretar um total de 13 músicas, como é o caso de ‘Tourada’ ou ‘Grândola Vila Morena’. A direção musical vai estar a cabo da também atriz Lúcia Moniz, que representou Portugal no festival da Eurovisão (sendo uma das mais bem classificadas da história do país). Do elenco fazem parte atores como Vítor Norte, Sérgio Praia ou Oceana Basílio.

Portugal vai ter um filme musical dedicado à democracia e à liberdade da autoria de Vicente Alves do Ó. Realizador nascido em Setúbal responsável por filmes sobre figuras marcantes de Portugal, como é o caso de Amadeo de Souza Cardoso. Este filme foi gravado entre as cidades de Lisboa e de Viana do Castelo (onde gravaram no navio-museu Gil Eanes) e reflete, segundo a produtora Ukbar Filmes, sobre a realidade ambígua do Portugal contemporâneo». Este filme conta a história de dois homens, um jovem militar que foge da ditadura e um mais velho que o ajuda nesta fuga e depois voltam juntos à capital para viverem a liberdade. Ao longo da longa metragem estas personagens refletem sobre as suas vidas.

‘Portugueses’, que terá cerca de 100 minutos de duração, vai chegar às salas de cinema em Abril de 2025.