Agentes portugueses foram a Santiago de Compostela observar e preparar as próximas JMJ

Maior evento dos jovens católicos mundiais vão acontecer em Lisboa e juntar 1,5 milhões de peregrinos

Comparte el artículo:

A PSP marcou presença em Santiago de Compostela para observar no terreno o trabalho que as autoridades espanholas fizeram na Peregrinação Europeia da Jovens (PEJ2022). Por Compostela passaram 250 participantes vindos de Portugal. Este é um evento bem semelhante às JMJ. A próxima edição vai acontecer em Lisboa de 1 a 6 de agosto e as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo. Mesmo ainda sem nada construído, espera-se que seja necessário gastar 400 milhões de euros (cálculos baseados em organizações anteriores) para receber em Portugal o maior encontro de jovens católicos do mundo. A conta será dividida entre as autarquias de Lisboa e de Loures e o governo.

A PEJ2022, que reuniu 12 mil jovens vindo de várias proveniências em Santiago de Compostela, terminou com a celebração do cardeal António Marto, que foi o enviado do Papa a esta peregrinação. Aos presentes pediu-se uma «revolução de fraternidade» e convocou todos para o encontro que terá lugar daqui a um ano no outro lado da fronteira. O mesmo pedido foi feito pelo arcebispo de Santiago de Compostela, D. Julián Barrio. Também presentes estiveram a Cruz da JMJ e o Ícone mariano. Esta foi uma etapa especial do périplo que os símbolos estão a fazer pelas dioceses portuguesas.

Aprender com o exemplo espanhol para receber a Jornada Mundial da Juventude

Em 2023 estarão, para alem do Papa Francisco, 1,5 milhões de jovens junto ao Tejo português. Este evento já teve que ser adiado devido a pandemia de Covid-19. Quatro elementos das forças lusas estiveram em Compostela para perceberam qual será a melhor dinâmica, planeamento e policiamento a fazer no maior encontro de jovens do mundo.  Acredita-se que muitos grupos criminosos possam dirigir-se a Portugal nesta data, especialmente carteiristas.

O objetivo das forças portuguesas será fazer o mesmo nas Jornadas Mundiais da Juventude, que vão acontecer no próximo ano em Lisboa. Até ao fim deste ano, a PSP vai voltar-se a reunir, desta vez em Madrid, com a Polícia Nacional Espanhola para compreenderem como atuaram quando receberam a JMJ2011.

Noticias Relacionadas