Lisboa vai ser a convidada na edição de 2024 da Feira do Livro de Buenos Aires

A feira argentina é uma das cinco principais do mundo e recebe milhões de visitantes

Comparte el artículo:

A cidade de Lisboa será a convidada de honra da edição de 2023 da Feira do Livro de Buenos Aires. A participação de Lisboa, confirmada pela própria autarquia, vai contar com a curadoria de Carla Quevedo. A presença de Lisboa pretende reforçar a imagem da cidade de Pessoa como um local literário. Isto não só pelos seus escritores (históricos, mas também contemporâneos), mas também pelos seus leitores.

Em Lisboa é possível encontrar a livraria mais antiga do mundo, isto em pleno Chiado. É possível percorrer Lisboa através das palavras dos seus escritores, desde as Janelas Verdes de Eça de Queirós até aos cafés que Pessoa ou Bocage percorriam na zona da Baixa, sem esquecer a Fundação Saramago. Esta feira argentina, que é uma das cinco maiores do mundo, vai contar com a presença portuguesa entre os meses de abril a maio de 2024.

As capitais de Portugal e da Argentina tem um acordo de cooperação e amizade. O mesmo existe com Madrid. A instituição portuguesa mais antiga da Argentina é o Clube Português de Buenos Aires, criado em 1918 e ainda em funcionamento. A Feira do Livro de Buenos Aires é organizada desde 1975 pela Fundación El Libro. Nas últimas edições, a feira argentina recebeu mais de um milhão e 300 mil visitantes e 12 mil profissionais da literatura.

A presença em Buenos Aires vai seguir-se às participações de honra nas feiras da Colômbia e do México. O anúncio de Lisboa como a próxima convidada da Feira do Livro de Buenos Aires aconteceu no encerramento da edição deste ano, que teve como convidada a cidade de Santiago do Chile. Este anúncio foi feito na presença do embaixador de Portugal na Argentina, Alexandre Vacaro.

Noticias Relacionadas