A Associação Ibero-macaronésica dos Jardins Botânicos apresenta ações contra a mudança climática

A associação representa os jardins botânicos das regiões insulares ibéricas do Atlântico

Comparte el artículo:

O Jardí Botànic da Universidade de Valência (UV) sediou uma reunião da Associação Ibero-macaronésica de Jardins Botânicos (AIMJB) para apresentar suas ações sobre as mudanças climáticas.

Ao longo de dois dias, 30 técnicos e gestores de 19 jardins de Espanha e Portugal contribuíram com as suas propostas e explicaram as actividades em que já trabalham contra a emergência climática. O evento, organizado em conjunto com a Climate-KIC Espanha, serviu para reunir suas iniciativas para mitigar as mudanças climáticas e preservar a biodiversidade.

Esta jornada surgiu em abril passado, quando a AIMJB, em uma reunião no Jardim Botânico La Concepción (Málaga), concordou em se juntar à aliança de jardins botânicos em face das mudanças climáticas (Climate Change Alliance of Botanic Gardens), uma rede promovida pela Royal Gardens botânicos Victoria de Austrália.

No comunicado, os jardins botânicos foram considerados centros adequados para promover a luta contra as alterações climáticas, como locais de conhecimento científico e técnico com papel essencial na conservação do ambiente natural para ligar a investigação, conservação, educação e divulgação.

Sob este prisma, comprometeram-se a identificar os efeitos das alterações climáticas nas suas colecções vivas, bem como a propor ações para ajudar a avaliar as consequências, procurar apoio em instituições públicas e privadas e desenvolver protocolos comuns para adaptar essas coleções.

O objectivo do encontro em Valência tem sido aprofundar e promover a contribuição dos jardins botânicos para a aliança. Esta é a primeira ação a começar a trabalhar em conjunto em uma direção, construindo pontes para aproveitar os recursos e reunir as idéias que cada jardim desenvolve ou quer realizar para mitigar as alterações climáticas e preservar a diversidade de plantas.

Entre os participantes, o Museu Nacional d’Histôria Natural e da Ciência (Jardim Botânico de Lisboa e Jardim Botânico Tropical), Jardim Botânico do Faial, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Jardí Botànic de Sóller, Oasis Park Fuerteventura, Jardín Botánico Canario ‘Viera y Clavijo’, Arborètum-Jardí Botànic de Lleida, Jardín de Iturraran, Jardín Botánico Pirámides de Güímar e Real Jardín Botánico de Madrid.

A Macaronesia é o nome colectivo de cinco arquipélagos do Atlântico Norte, perto do continente africano: Açores, Ilhas Canárias, Cabo Verde, Madeira e Ilhas Selvagens.

Noticias Relacionadas