Isabel Stiwell escreve um novo livro sobre Leonor Teles, a rainha mais odiada da história de Portugal

Este livro lembra o poder das fake news já que o linchamento do caráter de Leonor Teles ajudou a elevar a dinastia de Avis

Comparte el artículo:

A escritora e jornalista Isabel Stilwell tem um novo livro sobre uma figura controversa da história de Portugal. Depois de D.Filipe foi a vez de descobrir a personagem da rainha Leonor Teles, a mais difamada da história do reino. A autora (que já assinou 12 livros) é conhecida por realizar uma pesquisa profunda e por criar narrativas cativantes. A autora sempre defendeu que nenhuma personagem é apenas a preto ou branco . A realidade muitas vezes consegue superar a melhor ficção. Isto porque Leonor Teles é uma figura que tem sido odiada na história de Portugal ao longo dos séculos.

O livro «Leonor Teles, a Rainha que desafiou um reino» conta a história de uma rainha que todos conhecemos como adúltera, sedutora , vingativa e traiçoeira. Para a autora, na realidade a rainha é vítima da maior operação de difamação da história, operada por nomes como o do cronista Fernão Lopes (que escreveu sobre esta personagem 50 anos depois da sua morte). As atitudes desta rainha levaram a dinastia de Avis ao trono. Este período foi marcado por um conjunto de revoltas populares, muito devido a Peste Negra, que aconteceram tanto em Portugal como em Castela.

Este romance revela uma personagem bastante complexa, cheia de mitos e resiliente. Leonor Teles foi educada pela irmã do assassino (Diogo Lopes Pacheco) de uma outra mulher marcante na história de Portugal, Inês de Castro. A história de Leonor Teles é uma lição para os dias de hoje já que reforça a importância das fake news e da forma como estas podem destruir o carácter de uma pessoa. Um direito que é defendido na Constituição portuguesa.

Uma mulher, vista como vilã (que acabou por ser envenenada), que se destacou num período em que o poder apenas se escrevia no masculino. Ela queria e lutou pelo poder, tendo assinado vários documentos (incluindo um tratado com Inglaterra) ao lado do rei. Com a morte de Fernando em 22 de outubro de 1383, Leonor assumiu a regência do reino e o seu amante, João Fernandes Andeiro, passou a exercer uma influência decisiva na corte. O descontentamento popular levou D. João I ao poder mas a verdade é que havia uma descendente do casamento real, Beatriz, que era casada com o rei castelhano (que também se chamava Juan I).

Quem foi a verdadeira Leonor Teles? A intrigante rainha. Esta é a pergunta a qual Isabel Stilwell pretende responder neste livro, que tem um custo de 20,61€.

Noticias Relacionadas