Num período em que Portugal está a arder, um novo «eco-thriller» ibérico está a nascer. Cada vez mais a arte é usada para recriar um país sem fronteiras. Como tem acontecido no audiovisual e dado origem a várias séries, como é o caso de «Auga Seca», «Vidago Palace» e «Operação Maré Negra».
A temática de «Lume» são os incêndios que assolam Portugal e Espanha. Um dos locais onde esta série, que conta com a participação do ator Albano Jerónimo e Ricardo Pereira (habitualmente nas telas da tv Globo), foi rodada foi a serra de Sintra. Do elenco também fazem parte as atrizes espanholas Grial Montes e Cristina Castaño. Esta atriz galega, que será a jornalista de serviço, teve aulas de português durante dois meses para interpretar uma personagem que vive em Portugal desde pequena.
Para além desta localidade, os outros pontos de gravação foram Montalegre e Santiago de Compostela. «Lume» conta a história de grande incêndio que abrange Portugal e Espanha e o mistério em torno da sua origem. A personagem principal é Lucia, uma jornalista luso-espanhola que sai em reportagem para fazer a cobertura da tragédia que assola o território ibérico. Será que este incêndio tem alguma ligação com outro que tinha acontecido em 1993?
Os responsáveis por esta produção são as produtoras Coral Europa e Sete Media (de Espanha). O argumento para esta série foi construído pela espanhola Irene Pin ao lado da portuguesa Sara Rodrigues, já a realização também será feita a quatro mãos, por Sérgio Graciano e Giselle Llanio (realizadora cubana residente em Espanha). Espera-se que esta série, no futuro, ajude a se falar sobre a falta de meios que os bombeiros enfrentam. Esta é a primeira vez que a Coral Europa vai participar numa co-produção com a Galiza.
Em Portugal, «Lume» será transmitida tanto pela RTP como pelo canal de streaming da Max. Ainda não se quando vai estrear, provavelmente só no próximo ano.