Mesmo o calendário já marcando o Outono e com o calor ainda a ser sentido, em Portugal e em Espanha é difícil aquecer as casas de uma forma devida. Segundo um relatório, recentemente divulgado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, isto não foi possível em Portugal e em Espanha no último ano.
20,8% dos portugueses e espanhóis não conseguiram aquecer devidamente as suas habitações. Este pódio europeu, negativo, tem Portugal e Espanha como os países que menos conseguem aquecer as suas casas.
A média europeia ficou pelos 10,6%. No extremo oposto do ranking europeu, estão o Luxemburgo, a Finlândia e a Eslovénia. Países com um clima mais frio mas com casas mais climatizadas.Com a eletricidade cada vez mais cara, os ibéricos preferem não ligar os aquecimentos e aqueles que vivem mais perto da Raia optam pela lenha para terem mais algum conforto climatérico. E isto que o território ibérico é mais quente que o resto da Europa. Em Portugal, o governo começou a disponibilizar alguns apoios para tornar as casas mais quentes, especialmente através da troca para janelas que retém o calor.