POCTEP tem 320 milhões para investir em Portugal e em Espanha

Investimentos vão ajudar na criação de novos projetos de cooperação transfronteiriça

Comparte el artículo:

O novo POCTEP, que foi oficialmente apresentado em Ayamonte(em Espanha), tem 320 milhões de euros para serem investidos em programas de cooperação em Portugal e em Espanha. Serão usados para a promoção do emprego sustentável; o apoio à mobilidade laboral ou a inclusão social e integração das comunidades. As primeiras candidaturas para o POCTEP poderão ser apresentadas durante o mês de dezembro.

O POCTEP (criado em 1990), que é o maior do género em todo o território europeu, vai integrar os 1 234 quilómetros da fronteira luso-espanhola. Esta cooperação envolve agentes que estão de ambos os lados da fronteira, encontrando-se a uma curta distância. Estes projetos são de extrema importância não só a nível regional, mas também nacional. A cooperação territorial europeia é um dos grandes objetivos da política de coesão, permitindo que diferentes Estados-membros realizem ações conjuntas para desenvolver ao nível económico, social e territorial toda a União Europeia. Juntos, pretendem reforçar os laços de vizinhança e motivar a realização de projetos conjuntos.

Serão seis as áreas de cooperação: Galiza-Norte de Portugal; Norte de Portugal-Castela e Leão; Castela e Leão-Centro de Portugal; Alentejo-Centro-Extremadura; Alentejo-Algarve-Andaluzia. Também haverá uma área extra, a Plurirregional. A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, durante a apresentação lembrou que este é «um instrumento financeiro privilegiado para alavancar o desenvolvimento e a competitividade dos territórios de baixa densidade, beneficiando das oportunidades únicas que estes oferecem».

Na apresentação do POCTEP em Ayamonte também esteve presente a CCDR Algarve, inúmeras autarquias, empresas e associações empresariais que apoiam o desenvolvimento fronteiriço.

Noticias Relacionadas