Depois de o acordo UE-Mercosul ter sido alcançado e os ganhos que este pode trazer para a indústria agroalimentar, quais são os ganhos e oportunidades que este negócio pode ter na fronteira luso-espanhola? Este é um sector descentralizado e que pode ser encontrado só longo de toda a fronteira (e não só), que enfrenta diferentes questões com a presença de água para os seus cultivos. Esta questão foi discutida durante a jornada “Alimental Portugal”, organizada pela Caja Rural del Sur.
“Nós estamos num mercado cada vez mais globalizado, temos que apagar a raia mental entre Espanha e Portugal”, afirma Guillermo Victor Tellez, diretor-geral da Caja Rural del Sur. Seria positivo uma maior coordenação entre Portugal e Espanha também neste setor que tem vivido dos emigrantes mas precisa cada vez mais dos jovens.Todos os intervenientes afirmaram que é necessário conhecer as diferentes realidades para assim ser possível desenhar as estratégias mais corretas para o sector. Que consideram ter possibilidade de crescimento em Portugal.
Também no agroalimentar português, Espanha é o principal parceiro.O agroalimentar deve acompanhar o desenvolvimento populacional sem esquecer a sustentabilidade ambiental.