A ARCOmadrid volta com presença portuguesa mas ainda sem os números pré-pandemia

A feira de arte contemporânea vai receber galeristas de 30 países em Madrid após a comemoração do 40.º aniversário

Comparte el artículo:

A ARCOmadrid, que vai acontecer de 23 a 27 de Fevereiro, marca a volta da arte contemporânea aos pavilhões do IFEMA. Esta é a feira de arte contemporânea é a mais importante de Espanha. Esta habitualmente é realizada em Fevereiro mas no ano passado houve uma edição especial em Julho para comemorar o 40.º aniversário. A Arco 2022 terá a denominação 40+1 e vai decorrer sob as medidas sanitárias ainda em vigor.

Nesta edição, a vigésima segunda, vão estar presentes 185 galerias de 30 países. Destas, 17 são portuguesas. Estas são: 3+1 Arte Contemporânea, Balcony, Bruno Múrias, Carlos Carvalho, Cristina Guerra Contemporary Art, Filomena Soares, Francisco Fino, Madragoa, Miguel Nabinho, MONITOR, Pedro Cera e Vera Cortês, todas de Lisboa, e ainda a Kubikgallery e a Lehmann + Silva, do Porto. No espaço Opening by Allianz, dedicado a galerias com menos de sete anos, vão participar as portuguesas Duarte Sequeira (de Braga) e as Foco e UMA LULIK (Lisboa).

Esta redução, em 2020 havia 210 galerias, é explicada pela diretora da feira, Maribel López Zambrana, como uma forma de garantir o sucesso comercial. As expetativas para a feira são elevadas já que os últimos dois anos tem feito refletir e aprender bastante sobre o estado da arte. Também serão exploradas as relações com os artistas latinos na secção Nuna lo mismo. A galeria Continua, de São Paulo, vai fazer parte deste trabalho que vai ter curadoria de Mariano Mayer e Manuela Moscoso.

A ARCOmadrid 2022 terá uma secção de publicações de arte na zona Arts Libris. Destinada aos colecionadores, 55 expositores nacionais e internacionais vão estar presentes. Editoras do Brasil, México e de Portugal serão algumas das participantes.

Noticias Relacionadas