Afonso Cruz é o vencedor do 1º Prémio Ibérico Álvaro Magalhães

Prémio pretende promover uma literatura infantojuvenil ibérica de qualidade

Comparte el artículo:

O escritor Afonso Cruz é o vencedor da primeira edição de Prémio Ibérico Álvaro Magalhães, como revelou a orgaanização. Este prémio distingue os melhores escritores ibéricos de literatura infantojuvenil. Afonso Cruz, de 52 anos, é um premiado ilustrador e autor que em 2015 já tinha recebido o Prémio Nacional de Ilustração com o livro “Capital”. O anúncio foi feito durante o Onomatopeia – Festival de Literatura Infantojuvenil.

O escritor, distinguido por unanimidade pelo júri, ganhou este prémio graças ao livro “A Flor e o Peixe”. O livro, editado em 2022, é, segundo um dos membros do júri, apresenta uma boa dimensão poética e uma «leveza de linguagem que lhe dá uma dimensão fora do vulgar». Esta é uma história que fala sobre a amizade e os sentimentos de pertença. Segundo o próprio autor, «esta história nasceu de uma proposta da Play False para um espetáculo de teatro e dança cuja base seriam duas histórias de Saramago, ‘O silêncio da água’ e ‘A maior flor do mundo».

Ao Prémio Ibérico Álvaro Magalhães participaram 95 obras portuguesas e espanholas. Um dos cinco finalistas foi Valter Hugo Mãe (Prémio Saramago) com o livro “A minha mãe é a minha filha”. O Prémio Ibérico Álvaro Magalhães pretende valorizar uma literatura infantojuvenil de qualidade e o vencedor vai receber um prémio monetário de 5.000 euros. O segundo, a rapper Capicua, terá direito a uma menção especial no valor de mil euros. Este prémio foi promovido pelo Município de Valongo e pela Editora Tcharan.

Noticias Relacionadas