Pelé vira sinónimo de alguém excecional no dicionário da língua portuguesa

A entrada desta palavra aconteceu devido a uma petição online dinamizada pela Fundação Pelé

Comparte el artículo:

Que Pelé foi um dos maiores desportistas da história ninguém tem dúvidas (é o único jogador de futebol a vencer três Campeonatos do Mundo) e agora até faz parte da língua portuguesa. A notícia foi dada nas redes sociais oficiais do ex-jogador. A palavra pode ser adjetivo ou substantivo. O seu nome a partir de agora passa a descrever, no dicionário da língua portuguesa, alguém único, incomparável ou excecional.

No texto apresentado pelo dicionário da Michaelis, Pelé passa a ser um sinónimo que descreve todos aqueles que são fora do comum e como tal não é um erro gramatical dizer que «Ela é a Pelé do ténis. Ela é a Pelé da dramaturgia brasileira». O lendário jogador dividiu com Maradona o título de «maior de todos os tempos». A inclusão deste termo no dicionário aconteceu depois de uma recolha de assinaturas, 125.000 assinaturas na Internet, feita pela fundação do antigo jogador de futebol. Esta recolha contou com o apoio do Santos.

Em 2021, a Academia Brasileira de Letras, que rege a língua portuguesa no país, lançou um dicionário próprio, mas na altura esta palavra ainda não vinha lá descrita. Segundo os dados da Oxford, todos os anos são acrescentadas entre 500 e 1.000 palavras em todos os dicionários mundiais. Para uma palavra entrar para um dicionário (é difícil que a mesma saia) a mesma deve ser popular entre os falantes de um idioma. Novas palavras e expressões surgem na língua diariamente e numerosos empréstimos são feitos de idiomas estrangeiros, o que faz com que a língua esteja viva.

Noticias Relacionadas