Associação Zero acusa Espanha de secar rios em Portugal

Seca coloca em risco caudal dos rios internacionais e os seus ecossistemas

Comparte el artículo:

A associação ambientalista Zero alerta que Espanha está a secar os rios internacionais que desaguam em Portugal. A Zero afirma que «Espanha tem de garantir valor médio diário de 2 metros cúbicos por segundo e desde outubro de 2021 até 3 de setembro houve 20 dias em que não aconteceu». O regime de exceção permite que numa situação de seca, como a península ibérica atualmente enfrenta, Espanha não entrega a Portugal a caudal dos rios que vem descrito no acordo assinado pelos dois países.

A associação pede uma maior concertação entre as duas nações para enfrentar uma situação de extrema seca. Um destes rios que está a ser afetado é o Douro. No Douro há um terço do volume da água que vem descrito nas convenções. O Tejo também poderá ver recair sobre si o regime de exceção. A Zero também alerta para a situação em que se vive no rio Guadiana. Este rio esteve 20 dias sem atingir o caudal mínimo diário e 17% aquém do mínimo anual no início de setembro. Mesmo com a grande capacidade que a albufeira do Alqueva continua a oferecer, os ambientalistas acreditam que a um longo prazo a capacidade de regadio no Alentejo pode ser afetada.

Esta avaliação foi feita com os dados apresentados por um conjunto de estações hidrométricas de 01 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022. Para reverter esta situação, a associação pede a definição de um caudal ecológico para que se possa assegurar a conservação dos ecossistemas.

Noticias Relacionadas