Cais que recebe ferry que liga A Guarda a Caminha vai entrar em obras

Mesmo durante as obras a ligação marítima entre as duas margens do rio Minho vai continuar ativa

Comparte el artículo:

O cais Pasaxe, no município de A Guarda, vai entrar em obras para poder receber o ferry que liga Caminha-A Guarda. Esta é uma ligação bastante procurada em ambos os lados da fronteira. O cais fica em Pasaxe, no município de A Guarda. Esta infraestrutura fica numa zona situada dentro da Rede Natura 2000. Estas obras vão ser feitas com cariz de emergência para reforçar a segurança do cais. A obra vai durar três meses e estão orçadas em 580 mil euros.

Segundo os Portos de Galicia, que vão ficar responsáveis por esta intervenção, a mesma pretende «melhorar a segurança da estrutura de atraque do porto, evitar que afunde e possíveis riscos tanto para o meio ambiente como para a segurança da navegação na zona». Este ferry, que fazia uma carreira regular no rio Minho, não está a trabalhar desde 2021. Este serviço, que existe desde 1995, é feito pelo ferryboat Santa Rita de Cássia mas há muito funciona de forma intermitente, muito devido a intermitência das marés e a acumulação de areia que dificulta a navegação.

Apesar das obras, o transporte fluvial entre Caminha e A Guarda vai ser assegurado pelo Xacobeo Transfer. Estas são embarcações de pequenas dimensões. O cais tem vindo a se deteriorar devido a passagem do tempo e das más condições meteorológicas registadas nos últimos meses de 2022 e início de 2023. O objetivo é que o cais não afunde. Este cais é um importante ponto de passagem tanto para turistas como para os peregrinos que fazem o Caminho de Santiago.

Noticias Relacionadas