Expo Barrancos vai apresentar o melhor presunto da região

Exposição apresenta alguns dos melhores produtos do concelho raiano

Comparte el artículo:

De 21 a 23 de abril vai acontecer mais uma edição da Expo Barrancos. Esta é XV Feira dos Presuntos e Enchidos desta região da Raya. Oliva de la Frontera e Encinasola são as localidades espanholas mais perto de Barrancos. Em muitos casos, é mais rápido atravessar a fronteira do que ir até a capital do distrito, Beja. A localidade portuguesa que fica mais perto de Barrancos está a 21 kms, enquanto Encinasola está a apenas 9 kms.

As manifestações mais visíveis deste parentesco cultural com Espanha são o dialeto aí falado, o barranquenho, e as touradas com touros de morte. Até a Revolução, existia na vila uma intensa atividade de contrabando. Um dos bens mais levados para o outro lado da fronteira era o café. Durante o período da Reconquista cristã, a sede deste município ficava na vila de Noudar (reza a lenda que dentro deste castelo existe uma serpente com um penteado peculiar).

Esta é uma exposição repleta de memórias e onde é possível beber e comer bem. Para além da ginja também é possível comer uma fatia de presunto de pata negra (um dos principais motores económicos do concelho mais pequeno de Portugal) num bocado do típico pão caseiro feito no Alentejo. A Expo de Barrancos atrai muitas pessoas de ambos os lados da fronteira. Pessoas que pretendem comer os produtos mais típicos do Alentejo, aproveitar a animação de rua e infantil e exposições de artes plásticas e artesanato. Esta Expo acontece no Parque de Feiras e Exposições de Barrancos.

Noticias Relacionadas

A hora da Liberdade

Agora que estamos a poucas horas (mais precisamente sete) do dia em que comemoramos os cinquenta anos da Revolução dos Cravos está na altura de