Exposição vai mostrar as inquietações de Saramago

Dialogo entre a obra de Saramago e os artistas portugueses pode ser vista no Museu Nacional de Arte Contemporânea

Comparte el artículo:

A exposição Porquê? A arte contemporânea em diálogo com o pensamento de José Saramago vai estar patente no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, até ao dia 8 de janeiro. Nesta exposição as inquietações de Saramago vão estar em diálogo com vários artistas portugueses. Este diálogo entre as questões colocadas por Saramago e a arte contemporânea faz parte do programa de eventos que marcam o centenário do nascimento do escritor.

A mostra, que vai contar com 40 obras de 34 artistas diferentes, terá a curadoria da neta do Nobel da Literatura. A galerista Ana Saramago Matos nesta exposição juntou peças de artistas de várias gerações que foram marcadas pelas inúmeras obras dos escritores. Junto a questão que Saramago fez e que dá mote para esta apresentação está uma peça de grandes dimensões que data de 1895.

Segundo Saramago Matos, esta peça demonstra o quão «universal e transversal» era o seu avô. Ao longo da exposição podem ser encontradas nas paredes frases marcantes do escritor. Estas frases geraram quatro núcleos: direitos humanos, alteridade e identidade, sustentabilidade e memória e palavra. Nestes núcleos apresentam-se obras de Júlio Pomar, Julião Sarmento ou, Graça Morais (amiga de Saramago), Nikias Skapinakis, Paulo Nozolino, Pedro Gomes ou Júlio Resende.

Outras exposições sobre a vida e obra de Saramago estão ativas tanto em Portugal como fora. Em Paredes pode ser vista a mostra 100 anos de Saramago, com a curadoria de Valter Hugo Mãe. Uma exposição semelhante pode ser vista em Salvador.

Noticias Relacionadas