Fado e o Flamenco fundem-se no projecto Rayana, com Cuca Roseta e Daniel Casares

O projecto será apresentado em vinte concertos que a dupla vai ter por toda a Península Ibérica

Comparte el artículo:

O fado e o flamenco estão juntos no disco digital Rayana. Este disco junta 10 temas que são clássicos da música espanhola e da portuguesa. Estas músicas foram escolhidas pelos próprios músicos. É possivel ouvir temas que foram eternizados por Lola Flores ou Amália Rodrigues. O fado e o flamenco são dois estilos com uma raiz comum mas com duas identidades bem distintas. O mesmo vemos nos dois lados da fronteira.

Neste álbum, o fado e o flamenco são apresentados de forma conjunta mas sem perderem as suas respectivas almas. Este novo projecto musical foi apresentado em Madrid. Cuca Roseta empresta a sua voz ao flamenco, já o guitarrista malaguenho Daniel Casares dedilha alguns dos fados mais conhecidos. Um e outro dão uma nova interpretação a dois patrimónios da Unesco. Deixaram apenas de ser portuguesa ou espanhola e passaram a ser músicas do mundo.

Músicas cheias de alma e energia que cantam as agruras e os amores dos povos ibéricos. Estas duas músicas, distintas uma da outra, não tem fronteiras. A fadista Cuca Roseta olha para o fado como uma música que traz uma «tristeza antiga, de alguém que está a espera de D. Sebastião, da salvação». Em relação ao flamenco, a fadista vê-o como uma tristeza reclamada, com atitude.

Representa a dor de um povo que também sabe viver, dançar, como o seu ritmo o demonstra. O fado é cantado e sentido. O flamenco traz as suas emoções através da dança. Para o guitarrista Daniel Casares, isto faz com que as «duas músicas casem perfeitamente». Rayana vai ser apresentado em Badajoz a 6 de Julho, no Festival de Fado e Flamenco. Vão ser realizados vinte concertos, dez em cada país.

Noticias Relacionadas