Filme «Restos do Vento» ganha prémio em Espanha

Fábula sobre tradições e violência encanta em Ourense

Comparte el artículo:

O filme português Restos do Vento, da autoria de Tiago Guedes (autor da pelicula A Herdade), foi premiado no Festival de Cinema de Ourense. Este 27º festival terminará no sábado. A longa-metragem foi distinguida como a melhor que está em competição nesta localidade galega. Segundo o júri, que atribuiu ao realizador o prémio Calpurnia, esta é uma obra sóbria e com um assombroso poder visual e narrativo.

Os críticos apresentam esta história como uma fabula de um país rural, longínquo. Esta é uma produção que contou com o apoio da RTP. Violência, rituais ocultos e crime num país profundo são alguns dos pontos-chave desta história. Albano Jerónimo, Nuno Lopes e Isabel Abreu são os protagonistas de um filme que retrata as tradições pagãs portuguesas. Quem não conhece os caretos ou outras figuras tão habituais das aldeias que saem para as ruas para “assustarem” as moças?

Muitas vezes este ato é visto como um rito de passagem da mocidade a idade adulta. Um dos rapazes desta história acabará por ficar profundamente marcado devido a esta tradição. Segundo a sinopse deste filme, uma tradição deixa traços dolorosos a um grupo de jovens adolescentes numa vila do interior do país. Vinte e cinco anos depois, reencontram-se, mas o passado e a tragédia instalam-se.

Este filme teve a sua estreia mundial em Cannes e estará na Mostra de Cinema de São Paulo. Por Ourense também vão passar os filmes O último banho, de David Bonneville, e as coproduções luso-espanholas O corpo aberto, de Ángeles Huerta, e A cero 5, de Gonzalo Suárez Garayo.

Noticias Relacionadas