A Fundilusa, empresa portuguesa que fica em Vila Nova de Cerveira (na região do Alto Minho), aliou-se à empresa cantábrica JC Navalips (com 50 anos de experiência no setor da aval) para explorarem capacidades conjuntas e «modernizar o setor da construção naval” no território ibérico. Muitos são os portos em território ibérico onde se constroem embarcações, como é o caso dos estaleiros de Viana do Castelo.
O acordo foi assinado na inauguração da Navalia, a Feira Internacional da Indústria Naval de Vigo. A aliança entre as duas empresas permitirá «um atendimento completo ao mercado marítimo ibérico”.
Ambas as empresas trabalham na comercialização de hélices e outras peças feitas de bronze usadas nos barcos. Para produzir estas peças usam a mais recente tecnologia, como explicaram aos meios de comunicação. Em conjunto, as duas empresas conseguem produzir cerca de três mil toneladas anuais. A Fundilusa é especializada na fundição e usinagem de hélices, pás e componentes de propulsão marítima.