A 12 de março, na localidade de Villalba del Alcor, vai acontecer um Portugal x Espanha em lides tauromáquicas. Este espetáculo tauromáquico está inserido na quinta edição da Feira da Tapa, do Cavalo e do Touro da localidade, que se realizará de 10 a 12 de março. Na localidade, que fica na província espanhola de Huelva, vai acontecer uma corrida de rejoneo que vai envolver toureiros de ambos os países.
Na lide de touros de Marquês de Albasserrada vão estar em praça os ginetes, Andy Cartagena, João Moura Jr., João Moura Caetano, Andrés Romero, Miguel Moura e Sebastián Fernández. Também vão estar presentes nesta corrida os Forcados Amadores de Arronches e os Académicos de Coimbra. Para além dos forcados, Portugal tem uma vasta tradição de bandarilheiros.
A tourada portuguesa, como a sua contraparte espanhola, é um espetáculo com uma tradição centenária. Estas são habitualmente feitas “a cavalo” e os chifres dos touros são protegidos por embolados, para que os cavaleiros, toureiros a pé e forcados sejam o minimamente afetados pelos 6 touros que costumam correr. Em Espanha existem muitas manifestações taurinas populares, mas destacam-se a os Recortadores.
Em Portugal, 32 Municípios (sendo Barrancos um deles) declararam a Tauromaquia como Património Imaterial e Cultural. Para promover a cultura taurina, em 2018, a Prótoiro (Portugal), a Fundación del Toro de Lidia (Espanha) e o Observatoire National des Culture Taurines (França) criaram o Conselho Internacional de Tauromaquia. No mundo, existem 8 países com fortes tradições nas lides do toureio. Desde as suas origens pré-históricas, a tauromaquia tem vindo a ser associada à valentia.