Macaronésia junta-se para promover o turismo de cruzeiros através de associação

Madeira, Canárias e Cabo Verde juntam-se para promover as belezas da região

Comparte el artículo:

A Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia, criada pelos presidentes dos portos dos arquipélagos que compõe esta região, vem da marca Cruise in the Atlantic Islands, que já juntava as autoridades da Madeira e das Canárias.

Esta associação, que nasce pouco tempo depois de a Madeira ter sido distinguida (mais uma vez) como o melhor porto de cruzeiros de toda a Europa, pretende impulsionar o turismo de cruzeiro na região que abrange não só as ilhas portuguesas como as Canárias e Cabo Verde. Esta associação pretende alinhar posições destes portos na esfera internacional. Um dos principais concorrentes da Macaronésia no turismo de cruzeiro é o porto de Lisboa.

Juntos pretendem uma nova «redefinição estratégica e nova dinâmica comercial, atendendo às novas tendências, políticas de ‘marketing’ e promoção do destino». O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que a cooperação entre as regiões da Macaronésia ao nível portuário é fundamental para enfrentar a concorrência e tornar os destinos insulares mais atrativos. Albuquerque também defendeu que as ilhas europeias (em conjunto com Cabo Verde) devem constituir lobi junto da UE para que não se perca o «foco nas políticas europeias». As regiões ultraperiféricas da Europa, onde habitam seis milhões de pessoas, precisam de uma maior «dimensão geopolítica».

No total, as três ilhas do Atlântico (os Açores não fazem parte da associação criada) movimentam, aproximadamente, três milhões de turistas de cruzeiro.

Noticias Relacionadas