O Festival Periferias, que acontece em Marvão e Valencia de Alcántara, vai apresentar um total de 15 filmes. Para além de outras atividades complementares que vão decorrer entre as duas localidades raianas.
Estamos a falar de géneros tão distintos como a ficção, documentário ou a animação. Tudo com punho de autor e com foco em temas como os direitos humanos ou a promoção do meio ambiente. Da programação deste festival fazem parte títulos como: «Quando a Terra Foge», «Siempre Nos Quedará Mañana», «Cerrar los Ojos», «Retrato Fantasma», «A Minha Casinha», «La Estrella Azul» ou «Elis&Tom, Só tinha de ser com você».
Os filmes que serão apresentados são oriundos do Brasil, Espanha, Itália, Portugal ou São Tomé e Príncipe. Este evento de cinema internacional, que vai para a sua décima segunda edição, vai acontecer de 9 a 17 de Agosto. O evento começa a 9 com a projeção do filme «Manga d’Terra», de Basil da Cunha (que vai estar presente), no Castelo de Marvão. No mesmo dia, só que às 23:45, a cantora cabo-verdiana Eliana Rosa (protagonista do filme anteriormente emitido) vai dar um concerto neste castelo.
O Periferias é organizado anualmente pela Associação Cultural Periferias (Portugal) e pela Gato Pardo (Espanha). Na cerimónia de encerramento, que vai acontecer na Malpartida de Cáceres, vai ser entregue o «Prémio Tejo/Tajo Internacional Reserva da Biosfera Transfronteiriça» ao filme vencedor da 12.ª edição do Festival Periferias.