Operação une os dois lados da fronteira graças a tecnologia

Cirurgia ao cancro da mama aconteceu com a doente a 900 quilómetros

Comparte el artículo:

Uma cirurgia ao cancro da mama uniu Portugal e Espanha através da rede 5G. Este tipo de internet para além de ser mais rápida permite manipular dispositivos físicos através de modelos 3D virtuais. A Fundação Champalimaud, que tem a sua sede em Lisboa, conseguiu operar uma doente que estava a 900 quilómetros, em Zamora. Esta foi uma operação feita a quatro mãos e com uma fronteira pelo meio.

A intervenção foi acompanhada em direto e é considerada um case study a nível ibérico. Na semana anterior a operação, as equipas da Altice e da Movistar realizaram inúmeros testes para garantir que a ligação ibérica estivesse pronta para ligar duas salas de cirurgia, em Lisboa e em Zamora. Os cirurgiões Pedro Gouveia e Rogelio Andrés-Luna foram os responsáveis por uma operação ao cancro da mama que decorreu remotamente graças às vantagens da realidade aumentada.

Cirurgia a 4 mãos com tecnologia 5G

Pedro Gouveia, cirurgião da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, usou óculos de realidade mista que lhe permitiram acesso real à paciente e informações adicionais projetadas nas lentes e que vinham diretamente do computador de Rogelio Andrés-Luna. Esta cirurgia inédita aconteceu a 5 de Maio e colocou a tecnologia, através da Altice e da Movistar, ao serviço da saúde.

O 5G poderá permitir no futuro operar a distância através de robôs e beneficiar o país que poderá se destacar não só a nível empresarial mas também tecnológico. A presidente Executiva da Altice Portugal, Ana Figueiredo, afirmou o seu orgulho de «participar na primeira intervenção cirúrgica de cariz internacional com recurso a 5G». A rede de 5G e de fibra óptica é vista como fundamental para a transição digital do país.

Noticias Relacionadas