Os melhores destinos turísticos iberoamericanos marcaram presença na maior edição da BTL

O percurso português desta edição da Vuelta a bicicleta foi apresentado no stand do Turismo do Centro de Portugal

Comparte el artículo:

Pela BTL, a maior feira de turismo de Portugal, passaram 79 mil visitantes (mais dos que estiveram presentes na Web Summit) que durante os vários dias deste evento puderam conhecer destinos turísticos não só em Portugal mas também no estrangeiro. «A BTL 2024 demonstra o bom momento do turismo português e as perspetivas positivas para o restante ano de 2024», como pode ser lido num comunicado enviado às redações. Para além do mercado português, que está em força em alguns destinos turísticos como é o caso do açoriano, os turistas de Espanha e do Reino Unido são vistos como bastante importantes. Cada vez mais pretende-se que o turismo não seja sazonal. Como habitual existem várias demonstrações tanto de música, como é o caso do samba do Brasil, como de artes manuais. A tradição, associada a modernidade, marcaram mais uma edição da BTL.

Na BTL é possível conhecer inúmeros destinos. Não só em Portugal como a nível iberoamericano. Espanha tem sempre uma forte presença nesta feira de turismo que é considerada a segunda mais importante em território ibérico, ficando apenas atrás da IFEMA. Um dos destinos espanhóis que marcou presença na BTL foi a Extremadura, que apresentou a história em comum que tem com a Raia portuguesa. Na BTL de 2024, Albacete mostrou alguns dos seus segredos escondidos, como é o caso da celebração do Corpo de Cristo em Elche de la Sierra. Como é habitual, a presença galega foi bem visível neste evento. Ciudad Rodrigo e Almeida, as duas cidades-irmãs amuralhadas, marcaram presença na BTL de forma conjunta.

O Corredor do Sudoeste Ibérico, que já tinha estado presente neste evento no ano anterior, teve um stand próprio na BTL que foi o lugar para a apresentação em Portugal da etapa lusa da Vuelta. Esta apresentação aconteceu no stand dedicado ao turismo centro de Portugal. A Vuelta a bicicleta vai passar por Portugal de 17 a 19 de Agosto. Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sublinhou que “o ciclismo é território, é emoção, é espectáculo. É a combinação do território com o espectáculo que faz a grandeza do ciclismo. Esta prova é uma oportunidade para o interior de Portugal mostrar-se ao mundo. Países como a Polónia ou a Tunísia também marcaram presença com as suas cores e sabores únicos. O turismo religioso e LGBT friendly também marcaram presença com stands próprios. Os Caretos também estiveram presentes nesta feira mostrando o porquê de serem património da humanidade.

Esta não é apenas uma forma de promoção para aqueles que trabalham no setor do turismo mas também para aqueles que pretendem marcar as próximas férias a preços mais competitivos. No primeiro dos pavilhões da FIL todos os concelhos de Portugal mostraram os seus princípios atrativos. Sesimbra apresentou -se como um destino único para a prática de desportos aquáticos, já Barrancos (o concelho mais pequeno de Portugal) apresentou a história de Noudar, o local original desta localidade raiana. Mais acima no mapa de Portugal, as terras da transumancia voltaram a marcar presença neste evento demonstrando que as tradições são para se manter.

Estes atrativos vão desde a gastronomia, como é o caso dos ovos moles de Aveiro, aos vinhos não só de Portugal mas também às caipirinhas (reza a lenda que foram criadas pela rainha Carlota Joaquina) do Brasil. O destino convidado desta edição, que foi considerada a maior de sempre, foi Cabo Verde que se apresentou não só como um destino turístico de excelência mas também eco friendly. Sendo este ano de eleições, por este evento também passaram os candidatos que pretendem transformar Portugal num «destino de sonho».

Noticias Relacionadas