Palácio Palhavã abriu as suas portas para receber dois dos principais artistas espanhóis da atualidade

Visitantes ficaram encantados não só pelas obras apresentadas mas também pela evolvente do lugar

Comparte el artículo:

A Arco Lisboa não aconteceu apenas dentro da Cordoaria Nacional. A arte contemporânea esteve presente um pouco por toda a cidade e a residência da embaixadora de Espanha não foi exceção. O Palácio Palhavã, bem no centro da praça de Espanha, abriu as suas portas a todos os amantes de arte. O palácio recebeu dois projetos especiais relacionados com a Arco.

Nas cavalariças, a galeria Alarcón Criado apresentou La Posada, de Pedro G. Romero. A partir dos cavalos e da sua forma particular de olharem, Romero criou este projeto que antes de chegar a Lisboa já esteve em Sevilha e Barcelona. A instalação que podia ser vista nas cavalariças transmitiu pequenos vídeos gravados no Cazaquistão e que para além de mostrar a ligação que os cavalos têm com os ciganos, que os levaram um pouco para toda a Europa, também tem uma base musical bem forte ligada ao flamenco. Para o artista, o flamenco pode ser um ponto de partida para refletir sobre a história. Uma história que pode ser contada pela música, pela dança, palavra ou pela imagem. Se num lado das lonas foi projetado este vídeo, no outro havia impressões a escala real de dois cavalos. Um branco e outro negro. Podemos pensar que um é Lusitano e outro Andaluz, os puros sangues e cavalgam pelas planícies ibéricas desde o início dos tempos.

No outro lado das cavalariças esteve patente um projeto da autoria de Agustín Ibarrola, artista pertencente a galeria José de la Mano. Ibarrola é considerado um dos artistas fundamentais para compreender a evolução da arte feita no País Basco durante a segunda metade do século XX. Nas paredes deste espaço era possível ver vários quadros, de várias dimensões, com uma clara marca geométrica e com uma predominância das cores mais neutras. Nestas obras estão presentes oposições do cheio-vazio ou do negativo-positivo. No pátio da residência oficial, local rodeado por estátuas de estilo barroco, estavam colocadas quatro travessas dos caminhos-de-ferro que foram intervencionadas pelo artista. Estes pedaços de madeira pareciam tótens.

Para além da arte, os visitantes ficaram encantados com o jardim, pintado de lilás graças às pétalas caídas no chão, como com a imponência do edifício que os recebia.

Noticias Relacionadas