Con el patrocinio de:

Portugal conheceu os seus novos restaurantes com estrelas Michelin na primeira gala dedicada totalmente ao país

Gala aconteceu no Algarve e trouxe novos restaurantes a serem distinguidos e a fazerem parte do guia ibérico da Michelin

Comparte el artículo:

A primeira Gala Michelin após a separação com Espanha aconteceu no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira. Na gala, dedicada apenas a Portugal, foram apresentados os restaurantes que fazem parte da edição de 2024 deste guia. São apresentados restaurantes a visitar em Leça da Palmeira, Lagos ou Setúbal.

Portugal tem atualmente 31 restaurantes com uma estrela Michelin («cozinha de grande nível, compensa parar») e sete com a categoria de duas estrelas («cozinha excelente, vale a pena o desvio»). Nunca houve um restaurante português a conseguir a classificação de três estrelas. Do júri que escolheu os restaurantes com estrela Michelin fizeram parte os chefs espanhóis Quique Dacosta e Sergio e Javier Torres.

A noite dos Óscares da gastronomia portuguesa foi marcada por seis novas estrelas para o país. Há quatro novos restaurantes com uma estrela Michelin e um outro com duas estrelas. Há ainda três novas estrelas verdes. Foram galardoados os restaurantes Malhadinha Nova (chef João Sousa, em Albernoa) e Ó Balcão (chef Rodrigo Castelo, em Santarém).

Os novos restaurantes com uma estrela são: 2Monkeys (chefs Vitor Matos e Francisco Quintas, em Lisboa), Desarma (chef Octávio Freitas, no Funchal), Ó Balcão (chef Rodrigo Castelo, em Santarém), Sála de João Sá (chef João Pedro Sá, em Lisboa). Já com duas estrelas temos o Antiqvvm (chef Vítor Matos, no Porto). Todos os restaurantes galardoados com duas estrelas Michelin em 2023 mantiveram o galardão. Outros três restaurantes perderam a estrela que tinham, isto porque fecharam portas. Ainda não há nenhum restaurante português com três estrelas. Foram entregues três prémios individuais e foram anunciados os 21 novos Restaurantes Recomendados no Guia Michelin.

A partir de agora este será um evento anual que pretende reforçar a importância cada vez maior da gastronomia portuguesa. Esta foi recentemente considerada a quarta melhor do mundo. Com este evento exclusivo, o guia pretende colocar a gastronomia portuguesa cada vez mais «no centro do mundo», segundo a organização deste evento que começou por ser ibérico. A parte espanhola do guia foi anunciada em Barcelona em Novembro. O guia ibérico começou em 1910.

«A ligação entre Portugal e Michelin é histórica, com mais de cem anos. A gala desta noite é um marco importante, a primeira a realizar-se em e para Portugal. Esta gala é uma oportunidade para reconhecer a dedicação de todos aqueles que permitem que a gastronomia portuguesa brilhe», lembrou Maria Paz Robina Rosat, diretora-Geral da Michelin Espanha-Portugal. Esta foi apenas a segunda vez que uma gala com o selo Michelin aconteceu numa cidade portuguesa após o evento que aconteceu em 2018 em Lisboa. A apresentação da gala em Albufeira esteve a cargo de Catarina Furtado e posteriormente houve um jantar confeccionado por sete chefs desta região algarvia.

Noticias Relacionadas