Portugal e Espanha promovem projeto para conservar o abutre-preto

Projeto pretende aumentar o número de casais em idade de reprodução

Comparte el artículo:

Para consolidar o abutre-preto em território ibérico, Portugal e Espanha vão implementar um projeto para defender a ave que voltou ao nosso país em 2010. Liderado pela Vulture Conservation Foundation, o projeto Life Aegypius Return pretende que o abutre-preto regresse tanto a Portugal como ao território mais ocidental de Espanha. Deste projeto fazem parte autoridades portuguesas e espanholas ligadas a veterinária, agricultura e caçadores. Uma das entidades parceiras é a Associação de Transumância e Natureza/ Reserva da Faia Brava.

As ações de conservação vão acontecer em dez locais da Rede Natura 2000, isto ao longo da fronteira. Miranda do Douro e o Vale do Guadiana vão ser alguns dos locais onde a iniciativa de conservação vai avançar. Aqui vão ser construídas plataformas-ninho para estes animais. O projeto vai ter um orçamento de 3,7 milhões de euros. Este dinheiro vai servir para capacitar as agências e autoridades nacionais para que possam mitigar as ameaças que esta espécie sofre e assim possam ajudar na sua conservação.

O abutre-preto esteve afastado de Portugal durante 40 anos

Este abutre esteve 40 anos afastado dos céus portugueses, mas mesmo de volta, a comunidade permanece muito pequena e frágil. Em Portugal, este projeto pretende que existam pelo menos 80 casais (atualmente são 40) em idade de nidificação. Estes serão distribuídos por cinco colónias. Desta forma, seria possível que estes animais passem do estatuto de “Criticamente em Perigo” para “Em Perigo”.

O projeto vai implementar um conjunto de medidas para reduzir a perturbação das colónias, protegê-las de fogos florestais (fator decisivo para o sucesso deste projeto) e minimizar as ameaças de envenenamento que correm. A iniciativa visa também o melhoramento das condições que o abutre-preto tem para nidificar e alimentar-se.

Noticias Relacionadas

A hora da Liberdade

Agora que estamos a poucas horas (mais precisamente sete) do dia em que comemoramos os cinquenta anos da Revolução dos Cravos está na altura de