Prémio Nortear volta a unir os jovens escritores portugueses e galegos

O vencedor do concurso verá a sua obra publicada em português e em galego

Comparte el artículo:

Os jovens escritores do norte de Portugal e da Galiza vão ter a sua criatividade colocada a prova no concurso literário Nortear. Este prémio pretende lançar novos escritores, incentivar a criatividade literária e promover a distribuição de obras literárias no outro lado da fronteira. Para poderem participar os escritores terão que ter nascido ou morarem numa das regiões ter idades entre os 16 e 36 anos.

Este prémio, que aceita candidaturas até ao dia 30 de Junho, procura obras originais e inéditas. Os manuscritos deverão ter de cinco a oito mil palavras. A candidatura deverá ser feita online na Plataforma Nortear. A publicação vencedora será editada na outra língua a concurso (português e o galego) e receberá um valor monetário de 3000 euros. O vencedor da edição de 2021 do Nortear foi o escritor Pedro Rodriguez, autor do conto O Amor das Pedras. No último ano, 46 escritores portugueses e galegos participaram neste concurso literário.

A oitava edição do prémio literário é da responsabilidade da eurorregião da Galiza-Norte de Portugal através dos seus departamentos culturais. O projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ao abrigo do Programa Interreg V-A Espanha – Portugal. As entidades envolvidas nesta organização focam-se, através de várias atividades, pretendem fomentar um conhecimento mútuo a cultura e da literatura de ambos os territórios.

O primeiro Nortear aconteceu em 2015 e teve o seu lançamento formal na cidade do Porto. Em 2019, o projeto e dinamização cultural foi distinguido na categoria de Melhor ao nível de Cooperação Transfronteiriça com o prémio europeu Sail of Papenburg.

Noticias Relacionadas