Con el patrocinio de:

Repsol assinala o início das obras no Complexo Industrial de Sines, estratégico para Espanha e Portugal

Primeiro-ministro e embaixadora espanhola em Portugal estiveram presentes na cerimónia

Comparte el artículo:

A Repsol assinalou o arranque das obras de expansão do Complexo Industrial de Sines. O projeto de expansão está avaliado em 657 milhões de euros. É o maior investimento feito pela Repsol em Portugal na última década. O investimento é considerado de interesse nacional. Em relação à ocupação, para além dos 143 hectares que a multienergética já ocupa, vão ser somados cerca de 38 hectares para esta expansão.

Esta vai criar mais de 1.000 postos de trabalho. Este evento de apresentação contou com a presença tanto do primeiro-ministro António Costa como do diretor do projeto Alba – projeto de expansão do Complexo Industrial de Sines, Juan Lorenzo Boix. No discurso que fez, Costa afirmou que Portugal nos próximos anos vai bater recordes de investimento muito graças a zona industrial e logística de Sines.

O primeiro-ministro defende que Sines deverá ser «um dos maiores polos de produção de energia renovável». Salvador Ruiz, Diretor-geral da Repsol Polímeros, destacou a importância deste investimento e afirma que «a expansão do Complexo Industrial ilustra o compromisso da Repsol com Sines e em liderar a transição energética, promovendo a economia circular». Os ministros das Infraestruturas e da Economia e do Mar, que também estiveram presentes neste evento, visitaram o Porto de Sines (um dos maiores de águas profundas na Europa) para acompanharem de perto os vários projetos que estão a ser desenvolvidos nestas instalações.

Projeto Alba vai fazer crescer fábrica da Repsol em Sines

O projeto Alba vai permitir fornecer polímeros que podem ser usados tanto para componentes de automóveis, dispositivos médicos e produtos alimentares. Estes vão ser criados em duas novas fábricas, que vão ser construídas. Uma vai produzir polietileno linear e outra polipropileno. Estes produtos serão 100% recicláveis. O parecer positivo da declaração ambiental permitiu avançar para a colocação da “primeira pedra” deste projeto de expansão que vai ajudar tanto na descarbonização da empresa como a economia portuguesa.

Com este investimento em Portugal, cada vez mais a Repsol olha para o mercado luso como prioritário e Sines como uma “porta” para aumentar as suas exportações e diminuir as importações. Com este investimento, a Repsol Polímeros espera aumentar a sua produção para até 850.000 toneladas por ano. 220.000 toneladas vão ser exportadas para Espanha (isto através de comboio por uma ligação para Tarragona) e 100.000 toneladas deverão ser utilizadas em Portugal.

As duas novas fábricas da Repsol deverão começar a laborar em junho de 2025.

Noticias Relacionadas

Cultura en portugués en Madrid

“Pax Lyncis” es una obra del autor João Pedro Baltazar Lázaro que, desde una trama de ciencia ficción con poderes telepáticos, un joven se enfrenta