Costa afirma que o Minho vai receber a próxima Cimeira Ibérica

O primeiro-ministro afirmou que acertou com o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, realizar-se no outono, estando em destaque o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia de Braga

Comparte el artículo:

António Costa falava perante os membros da Câmara do Comércio Luso Espanhola, num discurso em que defendeu que o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia é um «importante ponto de partida» para projetos comuns ibéricos em áreas económicas de ponta. «Temos de olhar para estes centros de investigação como sendo ibéricos e não exclusivamente de Portugal só por ter sede em Braga. Temos de saber aproveitar toda a tecnologia que tem sido produzida nestes centros de investigação», declarou.

Neste contexto, adiantou que, durante a última conversa que teve com o presidente do Governo de Espanha, na semana passada, ficou acertado que a próxima cimeira ibérica realizar-se-á no outono e no Minho. «O Minho é uma região de fronteira onde há muito tempo não nos encontramos e que permitirá dar a conhecer melhor as potencialidades do Laboratório de Nanotecnologia de Braga, que é algo de ponta a nível mundial e que pode ter um papel crucial ao nível de uma estratégia comum para o futuro», disse.

De acordo com o líder do executivo, «a aposta que a União Europeia fez relativamente ao esforço de relocalização na Europa de muitas das atividades antes externalizada para outras regiões do mundo, assim como a aposta para se encurtar cadeias de valor, investindo-se no esforço de reindustrialização, é de uma complexidade imensa». «Esse esforço não pode ficar pela Europa de Leste ou pela Europa Central. Temos de ter em Portugal e Espanha a capacidade de desempenhar um papel crucial», advertiu.

Na perspetiva de António Costa, Portugal e Espanha «têm recursos para isso e têm uma posição geográfica única numa Europa mais autónoma mas também mais aberta ao mundo». «Portugal e Espanha reassumirão a posição que sempre tiveram ao longo da História: Uma porta aberta ao mundo», acrescentou.

Noticias Relacionadas