Con el patrocinio de:

EDP e Sonatrach terminam a parceria com mais de uma década

Gás passará a chegar a Península Ibérica através da plataforma Medgaz devido a crise diplomática no Magrebe

Comparte el artículo:

A EDP anunciou o fim da sua parceria com a empresa argelina Sonatrach, que era acionista da eléctrica (com uma presença no concelho de accionistas) e tem sido fornecedor de gás a Portugal nos últimos 14 anos. O fim da parceria comercial é explicado pelo CEO da companhia lusa, Miguel Stilwell de Andrade, como necessária para uma maior flexibilidade na gestão para a neutralidade carbónica. O grande objectivo da empresa é ter 100% da sua produção eléctrica alcançada graças a fontes renováveis até 2030.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a EDP informa que as duas empresas «acordaram cessar a parceria celebrada, em 2007, num contexto de crescimento da capacidade das CCGT (centrais de ciclo combinado) no mercado ibérico». A EDP também comprou os 25% que a Sonatrach tinha da central de ciclo combinado de Soto 4, em Espanha. Esta central de gás tem uma capacidade instalada de 426 MW (megawatts).

O fim deste acordo acontece no momento em que os preços da electricidade e dos combustíveis têm alcançado preços recorde. O gás argelino que chega a Portugal e a Espanha deixará de chegar a Península Ibérica por Marrocos devido a crise diplomática que afecta os dois países do Magrebe. Esta relação tem sido feita por altos e baixos e as relações foram rompidas devido à questão do Saara Ocidental. A chegada de gás liquefeito será feita exclusivamente por via marítima pelo Medgaz, que já serve a península.

Em relação a crise energética, Portugal e Espanha vão abordar, numa reunião que vai acontecer em Novembro na capital portuguesa, os governos dos dois países vão concertar os planos de recuperação e resiliência (PRR) para transformar os sistemas energéticos.

Noticias Relacionadas