Filmadrid dá um novo foco a carreira de Sandro Aguillar

O realizador e produtor português recebe retrospectiva sobre o seu trabalho

Comparte el artículo:

O Festival Internacional de Cinema de Madrid (Filmadrid) vai, de 9 a 11 de Setembro, apresentar um ciclo dedicado a obra do produtor e realizador português Sandro Aguilar. O criador da produtora O Som e a Fúria, que conta com Ivo Ferreira (autor das «Cartas da Guerra») e as últimas obras de Manoel de Oliveira no seu vasto currículo de realizadores, é o «homenageado» desta edição do festival. Esta é a primeira retrospectiva que a carreira de Sandro Aguillar recebe em território espanhol.

De acordo com a apresentação feita, a carreira de Aguilar tem «frequentemente obscurecido o seu extraordinário trabalho» como realizador, centrado principalmente em curtas-metragens mas também com obras reconhecidas e premiadas. «Aguilar tem vindo a construir um conceito estético único desde o início do século», explica a Filmadrid que destaca a exploração que o realizador faz de encenações magistrais e da fina barreira entre a vida e a morte.

Inserida na secção Focos, esta retrospectiva vai apresentar ao público espanhol filmes como «A Zona» (exibido pela primeira vez na capital espanhola), «Mariphasa», «Voodoo», «Bunker» e «Armour». Trabalhos para ver ou rever. Sandro Aguillar ao longo da sua carreira foi distinguido no festival de Curtas Vila do Conde, Gijón e Veneza (onde recebeu uma menção honrosa pela curta «Sem Movimento».

O Filmadrid, que foi criado em 2015 e promove a exibição de filmes de autor, está composto por duas partes. Na primeira, que aconteceu em Junho, houve a Competição Oficial e as secções Espelhos e «O Ensaio em Vídeo». Agora, e para além da retrospectiva ao trabalho de Sandro Aguillar, haverá três sessões do «Vanguardias Live». O programa deste festival tenta promover as obras de jovens talentos de forma paralela com a exibição dos trabalhos de cineastas de renome.

Noticias Relacionadas