Con el patrocinio de:

Mercadona tem 8% do mercado em Portugal e pretende continuar a crescer durante o ano de 2024

A empresa ibérica comemora cinco anos da sua entrada em Portugal com a abertura de novas lojas e de um centro logístico

Comparte el artículo:

A Mercadona, que existe há quase 40 anos em Espanha, apresentou os seus resultados de 2023 numa conferência de imprensa em que o presidente desta empresa, Juan Roig, explicou que a retalhista aumentou as suas vendas em 15%, tendo uma faturação de 1.403 milhões de euros em Portugal. Roig festejou que em 2023 foi «um ano muito bom para a empresa». Nós últimos 7 anos, a Mercadona investiu 10 milhões de euros para abrir novas lojas. Foi em 2016 que entraram em Portugal. No ano de 2023, a sede da empresa em Portugal, que está em Vila Nova de Gaia, pagou 171 milhões de euros em impostos.

O projeto de internacionalização em Portugal, um dos pilares da transformação da Mercadona, alcançou em 2023, os 5.300 colaboradores. A marca faturou bastante com o boom turístico que Espanha e Portugal tiveram e continuam a ter durante este ano de 2024. Durante o último ano, a Mercadona fez negócio com 1.000 fornecedores portugueses, aos quais comprou um total de 1.178 milhões de euros. Muitos dos produtores portugueses aos quais compram para a Mercadona Portugal também exportam os seus produtos para as lojas que a retalhista tem em Espanha.

«Estamos muito satisfeito com Portugal. Começámos em 2019 e hoje temos 49 lojas. Somos uma empresa de origem espanhola, mas queremos ser portugueses e estamos a aprender muito sobre Portugal. Além disso, fomos muito bem recebidos, mas temos de ser muito mais portugueses do que o que somos», referiu Juan Roig durante a conferência de imprensa. Neste ano de 2024, em que a Mercadona completa cinco anos em Portugal, a marca vai investir 195 milhões de euros para abrir 11 novas lojas e concluir o Bloco Logístico de Almeirim, que deverá começar a laborar ainda durante este ano. Em 2023, as vendas da Mercadona aumentaram 90% para 1.403 milhões de euros em Portugal.

Em Portugal, a Mercadona já tem 8% da quota de mercado. O que para o diretor da marca de retalho é um orgulho. No país contam com 49 lojas de um total das 1.681 que a Mercadona tem em todo o território ibérico. No que toca aos trabalhadores, a Mercadona tem um total de 104 mil funcionários e destes 61% são mulheres. 47% dos diretores são do sexo feminino.

Noticias Relacionadas