Portugal candidata “Listen” e “Ordem Moral” aos Goya

Os maiores prémios do cinema hispânico abriram-se aos candidatos de língua portuguesa em 2011

Comparte el artículo:

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) anunciou que “Listen” e “Ordem Moral” serão os candidatos portugueses aos prémios Goya, a principal distinção de cinema dada em Espanha. Estas duas películas são sucessoras de “Mosquito” e “Vitalina Varela”, os candidatos portugueses do ano passado às categorias de melhor filme europeu e melhor filme ibero-americano. Em 2016, o “Cartas da Guerra”, inspirado pelas cartas que o escritor António Lobo Antunes mandou a mulher durante a Guerra Colonial, foi o representante português na categoria que distingue o filme do ano na ibero-americana.

Como candidato ao prémio de melhor filme ibero-americano (categoria ao qual também concorreu nos prémios atribuídos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas do México), Portugal apresenta “Ordem Moral”. Este conta a história de Maria Adelaide Coelho da Cunha, herdeira e antiga proprietária, há cem anos, do conhecido jornal Diário de Notícias. Em 1918, período em que as mulheres não eram empresárias nem se podiam separar, Maria abandonou o marido e toda a família para viver com o motorista, um homem mais novo e pobre. Como represália foi dada como louca e  internada de uma forma compulsória depois de ter sido vista por uma junta composta por nomes como Egas Moniz e Júlio de Matos. Maria Adelaide defendeu-se das acusações de loucura escrevendo crónicas onde relatava a sua história para o jornal A Capital, rival do periódico da família.     

A escolha portuguesa para candidato a melhor filme europeu é “Listen”, obra que retrata a história de uma família de emigrantes portugueses em Londres a quem é retirada a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos. A narrativa acompanha os esforços da família em provar que nunca fizeram mal aos filhos. Esta co-produção luso-britânica venceu seis prémios no Festival de Veneza e chegou a ser o candidato português aos Óscares mas tal candidatura não pode avançar pois esta é uma obra falada maioritariamente em inglês. “Listen” já fez a sua estreia perante o público espanhol.

Desde 2011, com os 25 anos dos Goya, Portugal e o Brasil podem apresentar candidatos aos filmes do ano.

Noticias Relacionadas

Conceptos Iberistas (II)

Hace unos dos años publiqué en EL TRAPEZIO la primera parte de Conceptos Iberistas. El proceso de construcción conceptual del iberismo va ganando en profundidad