Projeto “Escolas Amigas da CPLP” vai ensinar às crianças o que representa esta comunidade

Portugal junta-se a este projeto com sete escolas que vão promover o multiculturalismo entre os seus alunos e professores

Comparte el artículo:

Portugal vai, com sete escolas, participar no projeto “Escolas Amigas da CPLP”. O anúncio foi feito pelo ministro da educação português, João Costa, que se encontram em Luanda para a XII reunião dos ministros da Educação da CPLP. Na reunião, João Costa partilhou as experiências portuguesas junto das Nações Unidas ou na UNESCO. Foi uma reunião onde se partilhou conhecimentos com países tão diversos, como é o caso de Cabo Verde ou Angola.

Para o ministro, a criação desta rede permite uma maior cooperação, dá a conhecer diferentes práticas e estabelece redes de intercâmbio entre alunos e professores. A CPLP pretende promover, junto das crianças e dos jovens, um maior diálogo intercultural e multiculturalismo. Estes dois pilares são vistos como bases para a sustentabilidade da espécie humana.

As instituições de ensino portuguesas encontram-se de norte a sul do país. Estas escolas fazem parte dos municípios de Coimbra, Moimenta da Beira, Lagoa, Moita, Amadora,etc. O lançamento deste projeto aconteceu na Escola São José de Cluny, em Luanda. Angola vai ter três escolas envolvidas. No total serão 19 estabelecimentos de ensino básico e secundários, de cariz público e privado, que vão participar nesta iniciativa.

Nestas escolas as crianças vão poder aprender mais sobre a CPLP. A aprendizagem da língua portuguesa na CPLP é um dos principais desafios. Pede-se mais professores e respeito pela diversidade linguística existente neste território. «Essas diferenças é que fazem a riqueza da nossa comunidade, somos um mosaico bastante rico, porque temos muitas experiências, muitas culturas, muitos povos, que podem complementar-se», lembrou a ministra da educação de Angola, Luísa Grilo.

Noticias Relacionadas