O conhecido grupo hoteleiro português Vila Galé, que está a preparar mais seis hotéis em território lusitano, olha cada vez com mais atenção para uma entrada tanto no território cubano como no espanhol. O grupo hoteleiro Vila Galé é o segundo maior em Portugal e conta com 3 décadas de existência. O primeiro dos hotéis abriu em 1988 na praia da Galé, em Albufeira.
No total, este grupo conta com 7.886 quartos e 3.600 colaboradores. Para além de cobrirem quase a totalidade do território português também estão presentes no Brasil. A internacionalização deste grupo aconteceu em 2001, ano em que abriram um hotel na cidade brasileira de Fortaleza. Com mais de 10 hotéis em terras de Vera Cruz, o mais recente foi inaugurado em Alagoas há apenas 1 ano.
Em relação a Cuba, o grupo Vila Galé vai abrir, já em Setembro, um hotel com 638 quartos e seis restaurantes em Cayoh Paredón. Também estarão a frente de uma unidade em Havana. O grupo também se prepara para entrar em Espanha. Ainda não se sabe onde e em que lugar. Os hotéis da Vila Galé caracterizam-se por serem “amigos das famílias”. O lema deste grupo é mesmo “Sempre perto de si”.
O grupo tem em carteira investimentos em Elvas, Ponte de Lima ou em Vila Viçosa (localidade que o governo português pretende ver reconhecida como património da humanidade). Muitos destes projectos hoteleiros, que levam a uma reabilitação do património histórico, estão no interior do país. Em Portugal contam com 31 hotéis. O Vila Galé fechou o ano de 2022 com receitas de 135 milhões de euros. No início do mês de Julho, o grupo fundado por Jorge Rebelo de Almeida inaugurou um hotel de 14 milhões de euros em Tomar. Preparam-se para abrir mais quatro hotéis em Portugal. Um deles vai estar localizado no Paço Real de Caxias, em Oeiras. Estas unidades vão levar a um investimento de 35 milhões de euros.