Lisboa é uma das cidades do mundo com mais livrarias por habitante

Cidades iberoamericanas apostam nas livrarias para educarem as suas populações

Comparte el artículo:

Livraria Bertrand de Lisboa

A educação e a leitura demonstram o desenvolvimento de um país. Quando questionados em relação a leitura, metade dos portugueses admite que não tem o hábito de adquirir livros. Isto acontece porque os livros são caros, pouco acessíveis e está fortemente associado a educação que a pessoa tem em casa. Muitos jovens não se lembram de ver os pais a ler e como tal acabam por não ser dados a leitura.

A nível europeu, os habitantes do Norte lêem mais do que os do Sul e os portugueses estão na cauda da União (37% tem hábitos de leitura regulares). Espanha e a Grécia são os outros países que acompanham Portugal na lista dos que menos lêem em território europeu. Mais de metade dos europeus (cerca de 60%) afirma ler pelo menos um livro por ano. O mesmo não acontece com os portugueses.

Mesmo assim, a cidade de Lisboa é a que mais livrarias tem por 100,000 habitantes. Das 41.6 existentes, a Betrand é considerada a livraria mais antiga do mundo. Na lista das 14 cidades com mais livrarias no mundo encontramos mais três grandes localidades iberoamericanas. Em 4º lugar encontra-se Buenos Aires (com 20.1 livrarias), o El Ateneo é o local mais interessante para os amantes da leitura.

Logo a seguir temos Barcelona (com 19.5 locais) e na cidade condal um dos espaços mais singulares é a Laie Llibreria Cafè, onde para além de ler também poderá fazer uma refeição ou beber um café. Em 12º desta lista está Bogotá, com 2.1 livrarias para cada 100,000 habitantes. Um dos principais espaços nesta cidade colombiana é a Tornamesa (onde também se pode ouvir música).

Noticias Relacionadas