O vencedor do Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2024 é o cantautor espanhol Luis Pastor. Este prémio foi atribuído pela «ligação à defesa dos valores democráticos» e pela «contribuição musical e poética para as transições sociais» que aconteceram na península ibérica nas últimas cinco décadas. A Revolução dos Cravos também influenciou/foi influenciada pelo trabalho do cantautor.
Luís Pastor nasceu em 1952 na região de Cáceres, começou a trabalhar em 1972, e liderou a «geração de cantautores, símbolos da luta antifranquista». Teve alguns temas proibidos pela censura mas desde a queda da ditadura já gravou dezenas de discos e colaborou com inúmeros artistas portugueses, incluindo Fausto Bordalo Dias, Dulce Pontes ou a cabo-verdiana Cesária Évora. Também musicou poemas de José Saramago.
Em ‘Nesta Esquina do Tempo’, livro-disco de 2006, Luis Pastor reuniu 14 canções a partir do universo de José Saramago, a que juntou a voz do escritor que foi Nobel da literatura. Já com Cesária Verde, a grande diva de Cabo verde, concebeu ‘Tiempo y silencio’ e, com Dulce Pontes, ‘Lluvia De Mayo’. A colaboração com Fausto encontra primeiro registo em ‘Quase Peninsular’, canção-diálogo Lisboa-Madrid de um álbum do músico português.
Ainda este ano, Luís Pastor editou ‘Extremadura Fado’, onde juntou o fado português e a morna de Cabo Verde com a essência cultural que podemos encontrar na Extremadura. O anúncio foi feito, em uma nota enviada aos meios de comunicação social, pelo ministério português da cultura. O Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, de caráter bienal, tem uma dotação de 75.000 euros, e o júri integrou elementos dos dois países. Esta foi a nona edição deste prémio, que foi criado em 2006 para distinguir tanto pessoas como instituições. Carlos Saura, Álvaro Siza, Lídia Jorge ou Pilar del Rio foram alguns dos nomes já distinguidos. Em 2020, o prémio não foi atribuído, de comum acordo pelos dois países, no contexto da pandemia da Covid-19.
Luís Pastor tem uma carreira de mais de cinquenta anos, divididos entre Espanha e Portugal. O valor musical e poético de Luís Pastor é altamente reconhecido.