04/04/2025

O Norte de Portugal e a Galiza vão se promover a nível turístico de forma conjunta nos Estados unidos e no Brasil

Os caminhos de Santiago e o vinho vão ser dois dos produtos promovidos pelo cluster turístico que vai unir as duas regiões

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

O cluster turístico que junta o Norte de Portugal a Galiza está a preparar ações de promoção do Caminho de Santiago e do vinho Alvarinho nos Estados Unidos, Canadá e no Brasil. O Caminho de Santiago e o vinho verde são dois produtos muito fortes desta eurorregião. Para o diretor de Competitividade de Turismo de Galicia, Iván Meléndez Medela, este cluster é «mais do que uma oportunidade, é uma necessidade”, de forma a encontrar “novas sinergias e novas estratégias para dinamizar” a eurorregião.

O anúncio foi feito, durante o congresso Internacional sobre os Caminhos de Santiago, que aconteceu em Barcelos, pelo presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins. Este congresso deu o «pontapé de saída» ao cluster turístico Galiza-Norte de Portugal. Durante este ano, já chegaram a Santiago de Compostela 93 mil peregrinos saídos do caminho central português e 74 mil peregrinos que fizeram o caminho da costa portuguesa. Os americanos são a segunda nacionalidade que mais percorre os caminhos portugueses.

Cada vez mais americanos escolhem Portugal para viver e para fazer turismo.Números bastante superiores ao do período homólogo do ano anterior. O Caminho de Santiago, que para além de ser um ativo cultural também o é a nível econômico, é uma prova viva da cooperação existente entre Portugal e a Galiza. Para ele, o Norte de Portugal e a Galiza ganharão capacidade de escala se se apresentarem juntos em mercados de emissão de turistas de grande dimensão.

«Dois países, duas regiões, um destino», este é o título da promoção turística que une os dois lados da Raia. As ações da eurorregião vão ser financiadas, em 690 mil euros, por fundos europeus.