A Embaixada do Brasil em Lisboa recebeu uma reunião para preparar a próxima Cimeira entre os dois países. Nesta reunião preparatória, onde se falou sobre os temas que vão ser discutidos na Cimeira bilateral, participaram vários representantes da comunidade brasileira presentes no país. Estes líderes associativos falaram sobre vários aspectos, incluindo os problemas que os emigrantes têm com a burocracia na altura de tratar de papéis, como é o caso do NIF ou a equivalência de diplomas brasileiros.
Neste momento, um aluno que tenha concluído o Secundário no Brasil e queira ingressar no Ensino superior em Portugal terá que fazer os exames em Portugal. No que toca aos diplomas universitários, ambos os governos defendem que a validação deve ser feita pelas universidades.
Na próxima Cimeira espera-se vinte acordos em diversos temas, desde a saúde até a cooperação entre polícias. A representação da FioCruz em Portugal será um dos temas debatidos nesta futura Cimeira.
A Cimeira Portugal-Brasil vai acontecer, em Brasília, já a 19 de Fevereiro. A Cimeira foi anunciada por Luís Montenegro na sua última presença no Rio de Janeiro para a reunião do G20.
Esta será a 13.ª Cimeira entre os dois países. Para além de Luís Montenegro, Marcelo Rebelo de Sousa também vai estar no Brasil durante o mês de Fevereiro, mais precisamente entre os dias 16 e 20 de Fevereiro. Na Cimeira Portugal-Brasil vão participar, como avançado aos meios de comunicação social, 10 ministros.